Workshops

Workshop 1 – Carla Maia – Classflow na Educação

No workshop serão demonstradas as potencialidades desta aplicação, nomeadamente, na interatividade, criatividade, instintividade e autonomia na criação de recursos quer pelo professor ou alunos. 
Demonstração de práticas pedagógicas usando a aplicação Classflow como instrumento interativo na aprendizagem, num potencial pedagógico de utilização de dispositivos 1:1.


Workshop 2 – Delfina Amado – Padlet… mural interativo na disciplina de Português

O padlet pode ser um diário das atividades da turma, permite a interatividade, a comunicação entre professor e alunos, a partilha de trabalhos. Este workshop pretende dar a conhecer as potencialidades da utilização do padlet no processo de ensino e aprendizagem.


Workshop 3 – Laurinda Fernandes – Quizzes na aprendizagem

Socrative é uma aplicação simples de elaboração de questionários (preparação de testes, quizzes, etc.) que pode ser usada em sala de aula para receber feedback em tempo real da aprendizagem do aluno. Através de um sistema de perguntas e respostas o professor pode recolher, em tempo real, as respostas dos alunos, percebendo melhor a sua compreensão relativamente aos temas em estudo na aula”. (Laboratórios de Aprendizagem, DGE.MEC). O Kahoot é outra ferramenta digital gratuita para criar, entre outras estratégias, quizzes baseados em perguntas com múltiplas escolhas. Esta aplicação integra-se na gamificação, já que o aluno vai pontuando à medida que acerta nas respostas.


Workshop 4 – Rolando Barradas – Robótica Educativa Móvel

O Workshop de robótica educativa móvel incidirá sobre conceitos básicos da plataforma Arduino e da sua utilização na construção de robôs móveis.
Serão abordados conceitos essenciais de microeletrónica e do Arduino, bem como do ambiente de programação mBlock, baseado em Scratch. Serão também abordados e experimentados conceitos de movimentação de um robô e deteção de obstáculos, normalmente associados à programação de um robô móvel autónomo.


Workshop 5 – Henrique Leal – Plataformas interativas: o exemplo do Nearpod

Nearpod é uma plataforma online baseada em aprendizagem móvel, que possui diversas funcionalidades para tornar uma aula mais atrativa e engajadora. Baseia-se em aprendizagem móvel porque os alunos podem acessar a aula em tempo real através de seus dispositivos móveis com um código de transmissão que o professor disponibiliza. Além disso, funciona como um repositório e criador de apresentações interativas. São apresentações interativas, pois o professor, dentro de uma apresentação em slides, pode criar atividades que os alunos respondam e o desempenho das questões sejam disponibilizadas, instantaneamente. Ainda, é possível incluir nas apresentações vídeos, áudios, arquivos salvos em serviços de nuvem, páginas web dentre outros.


Workshop 6 – Sara Cruz – Aprender Matemática através do vídeo

O vídeo pode desempenhar um papel educacional relevante, capaz de promover o entusiasmo e a compreensão de conceitos. Com este workshop pretende-se dar a conhecer as potencialidades do digital storytelling na compreensão de conceitos da matemática.


Workshop 7 – Teresa Vendeirinho – A importância do espaço e da tecnologia no sucesso da educação

Este workshops aborda a importância do espaço onde ocorre a aprendizagem contribuindo para o sucesso do processo educativo, quer sob o ponto de vista do professor, quer da influencia que o espaço tem sobre o empenho e concentração do aluno, melhorando níveis de concentração e entusiasmo. Sob o ponto de vista da tecnologia será também ponderado a importância que os equipamentos tecnológicos exercem no professor como facilitador das pedagogias e no aluno como incentivo ao desenvolvimento das competências do sec. XXI. É uma oportunidade para partilhar pesquisas, estudos, e princípios fundamentais que conduzem a um melhor entendimento sobre novas formas de organização de sala de aula e como potenciar os equipamentos inovadores. Tendo por base o conhecimento do ecossistema de aprendizagem ativa os participantes irão adquirir conhecimentos e técnicas que permitirão interagir de forma dinâmica e colaborativa com alunos e os seus pares. Com duas dinâmicas muito simples este workshop será muito interativo conduzindo os participantes à sua própria descoberta de uma nova visão sobre o espaço de sala de aula.